Didáctica do Português - Língua Materna e não Materna - No Ensino Básico

Didáctica do Português - Língua Materna e não Materna - No Ensino Básico

Editora: Porto Editora

Este livro parte da observação de situações; descreve e analisa práticas pedagógicas, materiais, produções dos alunos; propõe enquadramentos teóricos para as propostas que faz; apresenta actividades pedagógicas; sugere ferramentas que possam ser utilizadas pelos leitores para a descrição e análise de outros materiais, de outras situações; propõe leituras dos documentos oficiais para o ensino da Língua Portuguesa em diferentes contextos.
O livro procura conduzir o leitor num percurso que parte da problematização, da observação de contextos, da descrição e análise, com vista à intervenção, percurso este que a sua autora tem seguido enquanto professora e didacta. Didáctica das Línguas e das Culturas, na medida em que a Língua Portuguesa é considerada como objecto de ensino e a aprendizagem da cultura é indissociável da língua. Pretende contribuir para a melhoria de algumas situações e de algumas práticas de diversidade linguística que se vivem nas escolas, dado que estas são, cada vez mais, plurilingues e pluriculturais.
Este livro constitui-se como um instrumento de autoformação, podendo o leitor seguir itinerários diferentes, construir o menu mais adequado, em função das suas necessidades de formação, dos seus interesses, do seu projecto de leitura.

Comentários

Enviar um comentário