:: DIA DO π (PI)

No dia 14 do terceiro mês do ano (março) comemora-se o dia do π (Pi). Sim, o dia do número irracional 3,14.
Pi, representado pela letra grega π, é conhecido por ser o número com uma representação decimal que nunca mais acaba. Calcula-se que tenha mais de um trilião de dígitos. Na verdade, a aproximação 3,14 é a mais conhecida e considerada mais do que suficiente para representar o número (quase) infinito. Por essa razão, o dia do π é celebrado numa data semelhante: 14 de março, mais precisamente, 3/14.
Larry Shaw, considerado por muitos o “pai do π”, foi o fundador desta data comemorativa. A primeira celebração ocorreu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium, dedicado à ciência. Em 2009, foi aprovada uma lei pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que designou, oficialmente, o dia 14 de março como o “Dia do π”, visto como uma forma de encorajar professores e alunos a celebrá-lo com atividades educativas e a promover o ensino da Matemática.
Desde então, a comemoração tornou-se internacional e o dia não ficou esquecido, não só por festejar uma data no mínimo invulgar e ser ainda o dia de aniversário do nascimento do famoso Einstein.








Comentários