Falar Verdade a Mentir

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.

Quem, tendo lido ou assistido à representação desta peça teatral, poderá esquecer esse mentiroso compulsivo que se chamava Duarte; ou cada uma das outras personagens, cuja maneira própria de falar nos dá o retrato fiel de um determinado modo de ser e de estar na vida e em sociedade? Só um grande escritor, como foi Almeida Garrett, teria condições de nos proporcionar momentos de divertimento como os que Falar Verdade a Mentir nos propõe: uma catadupa de situações caricatas de "teatro dentro do teatro", com base numa ideia simples (bebida no escritor francês Scribe) que é um achado em termos de comédia.
Colecção Oficina dos Sonhos - Livros para ler mais e melhor, livros para sonhar
Na colecção OFICINA DOS SONHOS, são livros o que construímos: livros para crianças e adolescentes. Obras que permitem aos mais jovens ler melhor, alimentar o seu imaginário e franquear as portas do sonho, sem deixarem de ter um pé assente na realidade. Livros que pais e educadores também quererão ler. Livros divertidos, livros com valores.
"Clássicos" da literatura infantil e juvenil; obras contemporâneas de grandes autores e ilustradores portugueses ou estrangeiros; álbuns para os mais pequenos - são estas as três linhas de trabalho da OFICINA, que sublinha outro dos seus propósitos: ajudar a crescer, contribuir para a formação dos que hão de tornar-se os leitores de amanhã. E isto num momento em que está em marcha o PLANO NACIONAL DE LEITURA (PNL), iniciativa governamental de relevo para a qual queremos contribuir com o nosso melhor. E, por isso, títulos desta coleção fazem já parte ou virão porventura a fazer das listas do PNL para leitura orientada ou para leitura autónoma, em diversas faixas etárias.
Ler é crescer. Ler é aprender a comunicar e a intervir. Mas também a encontrar alternativas ao aqui e agora, através da activação do imaginário. Estas são algumas das virtudes da leitura que o PNL vem enfatizar. Com os livros da colecção OFICINA DOS SONHOS pretendemos ir ao encontro destas e de outras questões suscitadas pelo desenvolvimento da literacia e das competências de leitura.

Comentários