Dia Internacional da Língua Materna 21/02/2012
No âmbito da comemoração da do dia internacional da Língua Materna foram selecionadas as seguintes obras:
Estranhões & Bizarrocos

José Eduardo Agualusa

Destino de Bai
Organizada por Francisco Fontes


As Micaias de Manuna
Augusto Carlos


«…Por vezes, para descontrair, fazia sozinho longos passeios pelo vale. Deleitava-se apreciando as micaias espinhosas com suas flores delicadas de tom amarelado, exalando suave perfume de fazer inveja às rosas. Adorava a estética das suas copas achatadas encimando o tronco masculino e rugoso. Dele derivavam elegantes ramos em direcção à rendilhada folhagem verde-clara. Era impressionante observar como a Natureza tinha conseguido o equilíbrio perfeito entre tronco rude provido de espinhos – no entanto, elegante: ramos também repletos de espinhos protectores a condizerem com o tronco; folhagem frágil e flor de delicadeza indescritível, com peso de pluma. Típica árvore da tela africana, saída da paleta do Criador.»
50 Poetas Africanos
Manuel Ferreira


O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Jorge Amado

Livro recomendado no programa de Português do 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.
Jorge Amado escreveu O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá em 1948, para o seu filho João Jorge, quando este completou um ano de idade. O texto andou perdido, e só em 1978 conheceu a sua primeira edição, depoi de ter sido recuperado pelo filho e levado a Carybé para ilustrar. Com ilustrações belíssimas, para um belíssimo texto, a história de amor do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá continua a correr mundo fazendo as delícias de leitores de todas as idades.
Coleção Stera
Zaida Sanches


Ondjaki - Momentos de Aqui
Contos


Esta dependência da fabulação mergulha sempre na infância. Esse desejo de escrever não na página mas na própria voz - isso é vício que se retorceu em pequeno. E se reforçou num mundo cheio de oralidade. Felizmente, Ondjaki não se lavou dessa doença. Porque o que ele faz não é o simples deitar de uma história na página do livro. Mais do que isso: ele cria uma história para a nossa própria vida. Essa nossa vida que é a única e miraculosa fonte de acontecência. Se existe viagem é esta: percorrer as diferente fabulações de nós mesmos, contar essa maravilhações aos outros. E confessar, sem vergonha pública: olhe, eu estou sendo este. Mas já fui uns que morreram. Quem sabe serei quem, depois deste mim?
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 7º ano para leitura orientada na sala de aula.
O Caroço da Manga
Augusto Carlos
que a Ana experimentara e a recordação, para sempre inesquecível, de um dos mais belos quadros naturais que contemplara nos últimos anos. O jogo do amor começara. Aquele ambiente acolhedor criara uma grande cumplicidade. A passos largos, a paixão crescia."O Caroço da Manga é um
romance sobre o despertar do que de melhor existe em todos nós.Após uma vida marcada pelos problemas que nos vão adormecendo, Ana conhece alguém que a fará ver o mundo com outros olhos. Uma relação de descoberta de si e da vida, que ultrapassa a dimensão humana e nos coloca em simbiose com o Universo.A leitura desta obra pretende colocar o Outro no centro de todas as nossas relações, tendo como ligação o Amor. Acima de tudo, O Caroço da Manga é um livro sobre iluminação e aprendizagem de como nos podemos tornar pessoas melhores para nós, para os outros e para o mundo.Esta estória de amor é um convite ao leitor para ler mais além…

Vamos Conhecer Cabo Verde
João Lopes Filhos

Enriquecido por ilustrações de David Levy Lima, o livro é escrito em linguagem apelativa, dirigida especialmente a alunos do ensino básico.
Capitães de Areia
Jorge Amado


Esse trapiche é a única referência de "lar" que possuem; é onde se abrigam, se escondem, e vivem como família. Sua descrição ocupa lugar de destaque no início da obra. Ali constroem suas próprias regras, são os senhores e é objeto de investigação pelas autoridades, que desconhecem onde os mesmos se ocultam.
Localizada na Cidade Baixa, parte da capital baiana onde está a zona portuária, é contudo na residencial e mais rica Cidade Alta que os menores realizam suas ações infratoras.
Vovô Tsongonhana

Augusto Carlos

Angola - Encontro com escritores
Michel Laban

Moçambique - Encontro com Escritores
Michel Laban

Na Bóka Noti
volume 1
T. V. da Silva

Odju d' Agur
Manuel Veiga

Comentários
Enviar um comentário