Livros Recomendados pelo PLN e BE

Coleção 7 Irmãos "Mariana e Manuel - Gémeos em Sarilhos
Margarida Fonseca Santos


Quem diria? Dois irmãos gémeos, mas completamente diferentes. A começar pelo facto de a Mariana ser uma
rapariga e o Manuel um rapaz… Contudo, há mais diferenças: a Mariana salta de asneira em asneira, o Manuel de conhecimento em conhecimento. Viver perto deles é estar num mundo sempre em sobressalto! Como é que a Mariana vai resolver as encrencas em que se mete? E como é que Manuel aplica o que sabe no dia-a-dia? Será que a Mariana consegue melhorar e começar a portar-se bem? E será que o Manuel entende o que se passa naquele coração irrequieto, sempre cheio de boas intenções e más ideias? Não imaginam, não é verdade? Pois… vão ter de ler este livro e… entrar no mundo dos gémeos. Afinal, eles são mesmo divertidos!


O Auto da Índia
Gil Vicente


Auto da Índia é uma das peças de Gil Vicente e tem por tema uma das consequências das viagens dos descobrimentos: o adultério.
Constança, uma mulher com pouco amor pelo seu marido com quem está casada apenas por interesse, vendo-se sozinha enquanto o marido viaja para a Índia, entretêm-se com dois amantes, Juan de Zamora e Lemos.
Para manter a situação controlada conta com a cumplicidade, forçada, da sua empregada que bem tenta defender a moral do seu Senhor. Quando o marido regressa Constança faz o papel de mulher saudosa que está feliz com a chegada do seu amado marido, mas isto tudo só porqu Auto da Índia é uma das peças de Gil Vicente e tem por tema uma das consequências das viagens dos descobrimentos: o adultério.
Constança, uma mulher com pouco amor pelo seu marido com quem está casada apenas por interesse, vendo-se sozinha enquanto o marido viaja para a Índia, entretêm-se com dois amantes, Juan de Zamora e Lemos.
Para manter a situação controlada conta com a cumplicidade, forçada, da sua empregada que bem tenta defender a moral do seu Senhor. Quando o marido regressa Constança faz o papel de mulher saudosa que está feliz com a chegada do seu amado marido, mas isto tudo só porque ele volta carregado de riquezas.

O Bobo
Alexandre Herculano

Romance histórico inicialmente publicado na revista O Panorama, em 1843, refundido e ampliado na edição póstuma em volume, de 1878. Na introdução, Herculano sustenta que "o mister de recordar o passado é uma espécie de magistratura moral" e formula o desejo de que "o drama, o poema, o romance sejam sempre um eco das eras poéticas da nossa terra". A obra evoca a época conturbada da gestação da nacionalidade portuguesa, cujas lutas têm como cenário o Condado Portucalense e, concretamente, o espaço histórico e simbólico do castelo de Guimarães, palco onde se desenrolam intrigas românticas e maquiavélicas. A figura central do enredo, onde sobressaem o jovem Afonso Henriques e o Conde de Trava, amante de D. Teresa, acaba por ser D. Bibas, O Bobo, espectador oculto de paixões e intrigas e autêntica mola secreta da ação.


Um sonho de Presente
Maria Teresa Maia Gonzalez


Sebastião é um menino de sete anos e como todos os meninos da sua idade ficou muito feliz ao
saber que ia ter um irmão. Mas o que ele queria mesmo era receber a notícia que o bebé que aí vinha era do sexo feminino. Então pôs-se a pensar em nomes de raparigas para ver se o seu desejo se concretizava e encontrou um do qual gostava muito porque era igual ao da sua avó. Querem adivinhar qual é? Começa pela letra M, acaba em A e tem cinco letras. Maria! Os pais concordaram de imediato porque queriam que fosse ele a escolher o nome da irmã. Um dia, já a sua mãe se encontrava no hospital quando Sebastião contou à avó o sonho maravilhoso que tinha tido. Foi tão bonito que conseguiu emocionar a senhora e desde logo a criança teve a ideia de contar este momento tão especial à irmã. Quando os pais chegaram com a Maria, Sebastião soube que tinha chegado a altura de partilhar com ela um sonho de presente para recordar por muitos e longos anos.

Ninguém Perguntou Por Mim
António Mota

A vida em Montepó continua a decorrer ao ritmo das estações do ano. Os gémeos já cresceram e são rapazinhos traquinas com comportamentos próprios da idade deles. Abílio e Ana Teresa sonham com vidas diferentes.
Descobrem rapidamente que a vida nem sempre é fácil… Mas embora haja decisões difíceis de tomar, todos os sonhos continuam a ser possíveis. Abílio aprende também que "o conhecimento é a melhor ferramenta que podemos arranjar para sairmos airosamente da mediocridade".
Uma história comovente, repleta de sonho e esperança. "Ninguém perguntou por mim" é o 12º romance da Colecção Livros de António Mota, que tem todos os títulos incluídos no Plano Nacional de Leitura.

Mistério na Primeira República
Patricia Reis


Esta série juvenil tem por base as aventuras e desventuras do Micas e de um grupo de amigos no espaço dos museus portugueses. Sob a forma de um diário com uma componente de livro «policial», estes livros têm claramente uma história que diverte e ensina ao mesmo tempo, e servirão, estamos certos, para que os leitores se entusiasmem e visitem mais os museus do país. Mistério na Primeira República O Sebastião precisa de ideias para um trabalho da escola sobre a Primeira República. e nada melhor do que pesquisar a história ao vivo, não acham? O Micas e o Gugas dizem logo «Estamos prontos!» e a malta vai toda passar um fim-de-semana a Alpiarça, para visitar a Casa-Museu dos Patudos. Patudos? Sim, onde morava José Relvas, o político que anunciou a instauração da República no dia 5 de Outubro de 1910! Em Alpiarça, o parque de campism0 é muito fixe, a Casa-Museu é fabulosa e a quinta à volta fantástica... Mas parece que onde o Micas chega, os mistérios vão atrás. Será que há obscuras organizações ou monárquicos inconformados a quererem estragar as comemorações do centenário? É que a estátua de José Relvas acaba de ser roubada...


A Idade Média
Caminho


Este período caracteriza-se pela influência da igreja sobre toda a sociedade. Esta encontra-se dividida em três classes: clero, nobreza e povo. Ao clero pertence a função religiosa, é a classe culta e possui propriedades, muitas recebidas por doações de reis ou nobres a conventos. Os elementos do clero são oriundos da nobreza e do povo. A nobreza é a classe guerreira, proprietária de terras, cujos títulos e propriedades são hereditários. O povo é a maioria da população que trabalha para as outras classes, constituído em grande parte por servos.



Atlas Básico da História Universal
Didáctica Editora
Uma fascinante aproximação à actividade da humanidade através dos séculos. Este atlas pretende oferecer, mais que uma quantidade exaustiva de datas e personagens, uma visão clara e global dos factos que compuseram ao logo do tempo a sociedade e os povos. Tanto o estudante como o público interessado encontrarão neste volume o acontecimento ou o dado preciso num contexto claro e com uma ilustração excepcionalmente rica.

O Livro dos Desejos
Alice Vieira


Sob o céu alto, e fundo, da infância que acorda dos desejos, de margem a margem, tensa, o sonho unia, descalço, sobre o abismo, um menino a medo caminhava. De olhos fechados, um equilíbrio de vara forçava contra o peito. A seu lado, pé ante pé, seguia um anjo. Parado em terra, um cavalinho cego espera em silêncio a cor mansa do dia. Em que país há-de nascer esse desejo do poeta que nas palavras do mundo acaba e principia? Este é um belo livro de poemas, que dá gosto saborear sozinho ou ler alto aos mais pequenos. Vais ver; é de ler e... sorrir por mais.

Comentários