Sinopses - PNL Março

Título do livro : Uma Família Inglesa

Autor : Júlio Dinis

Editora : Colecção Semanário Sol

Ano publicação : Edição/reimpressão:

Género literário : Juvenil

Neste livro vamos encontrar a cidade do Porto na segunda metade do séc.XIX, altura em que a maior parte da sua classe mais alta era constituída por ingleses que desempenharam, nesta cidade, um papel fundamental não só no campo cultural como a nível social e económico. Trata-se de um romance citadino em que ficamos a conhecer uma família, de origem inglesa, composta pelo pai Richard Whitestone, um rico comerciante, o filho Carlos Whitestone e a irmã deste Jenny. Carlos e Cecília, a filha de Manuel Quintino, o modesto e obediente guarda-livros da família Whitestone, conhecem-se num baile de Carnaval, sem saberem quais são as respectivas origens. Carlos apaixona-se por ela, mas Jenny, acreditando tratar-se, apenas, de mais uma das aventuras do irmão, tenta proteger Cecília de quem se tornara amiga. Só quando se apercebe de que o irmão está verdadeiramente apaixonado é que começa a proteger os dois ajudando-os a alcançar a felicidade.

Título do livro : A Brasileira de Prazins

Autor : Camilo Castelo Branco

Editora :
Colecção Semanário Sol

Ano publicação :
Edição/reimpressão:

Género literário : Juvenil


Novela subintitulada Cenas do Minho, considerada uma das melhores obras de Camilo. Depois da adesão paródica ao Naturalismo, em Eusébio Macário e A Corja, Camilo combina aqui ingredientes românticos, recorrentes na sua novelística (o amor contrariado de Marta de Prazins e José Dias, o casamento forçado de Marta com o tio Feliciano, a morte por doença de José), com estratégias entretanto incorporadas do romance realista-naturalista, como a explicação da loucura de Marta pelo determinismo da hereditariedade, as descrições exuberantes e minuciosas, a atitude indiferente ou cínica do narrador perante as peripécias que atingem as personagens, a exploração da crueza das cenas e das falas.

Título do livro : A Minha Primeira Enciclopédia da História

Autor :

Editora :
Porto Editora

Ano publicação :
Edição/reimpressão:

Género literário : Juvenil


Hoje a sugestão é sobre um livro muito interessante e indicado para crianças a partir dos 6 anos, trata-se da ‘A Minha Primeira Enciclopédia de História’ (Porto Editora) que numa linguagem acessível e com belas imagens faz com que a criança se interesse pelo tema e adquira gosto pela leitura e pela História.

Título do livro : O Homem Sombra

Autor : António Torrado

Editora : Caminho

Ano publicação : Edição/reimpressão: 2005

Género literário : Juvenil

Livro recomendado no programa de português do 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.

Imagina que a tua sombra descola dos teus pés e vai à vida. Que situação mais desagradável para ti, sem sombra por companhia. Mas, tempos depois, ela volta. Ganhou corpo e propõe-te um contrato escandaloso. Estarias tu na disposição de trocar de papéis com ela, para passares a ser tu a sombra da tua antiga sombra? Ainda por cima, arrebata-te a tua paixão secreta. Ai que isto não fica assim! Está-se mesmo a ver que vai tudo acabar em duelo e dos renhidos...

Título do livro : O Feiticeiro da Montanha de Fogo

Autor : Steve Jackson

Editora :

Ano publicação : Edição/reimpressão:

Género literário : Juvenil

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou a leitura com apoio do professor ou dos pais

Jogue o livro e leia o jogo! Parte narrativa, com uma história emocionante em que o leitor é o herói, e parte jogo, com um elaborado sistema de combate, esta colecção proporcionar-lhe-á as mais fantásticas e terrificantes aventuras da sua vida.

Título do livro : Escrito na Parede

Autor : Ana Saldanha

Editora :

Ano publicação : Edição/reimpressão:

Género literário : Juvenil


Quando o Daniel chega a casa, a mãe não está. Não se preocupa, porque já se habituou a que ela chegue tarde e a ficar sozinho. E agora tem o Rufo, um cão rafeiro, gorducho e mal-humorado, para lhe fazer companhia. Nos dias seguintes, tenta esforçar-se por não se alarmar. Talvez a mãe esteja em casa de uma amiga, talvez se tenha esquecido de avisar o Daniel. Passam-se dias, e o Daniel já não sabe o que fazer...

Comentários