Sinopses - PNL de Outubro

Título do livro : Os Crocodilos Não Lavam os Dentes

Autor : Colin Fancy

Editora : Ambar

Ano publicação : 2005

Género literário : Livro Ilustrado Infantil
O livro fala-nos das capacidades dos humanos. Apresenta as diferenças entre humanos e animais: lavar dentes, pentear, dizer obrigado, etc.

Título do livro : O Principezinho

Autor :
Saint-Exupéry

Editora : Editorial Presença

Ano publicação : 1943

Género literário : Infanto-juvenil

Ilustrador : Saint-Exupéry

O livro " O Principezinho " conta a história de um menino que vivia num planeta: o asteróide B612 e que caiu no planeta Terra.
Isto acontece porque o menino queria arranjar uma ocupação e instruir-se, decidindo então visitar outros asteróides: O asteróide 325, onde só vivia um rei que não tinha em quem mandar, (...) e o asteroide 330, no qual vivia um geógrafo que sabia onde ficavam os mares, os rios, as cidades ... e aconselhou o menino a visitar o planeta Terra, por ser um planeta de boa reputação.
Assim, o menino foi parar ao deserto do Saara, onde conheceu o escritor desta história que se encontrava perdido após se ter avariado o seu avião.
Conversaram, e tornaram-se amigos, e o Principezinho contou-lhe todas as aventuras que viveu no planeta Terra.

Título do livro : O Romance das Ilhas Encantadas

Autor : Jaime Cortesão

Edição/reimpressão: 1998

Editora : Vega

Género literário : Infanto-juvenil
Em tempos que já lá vão um nigromante, isto é, um homem que conhecia as artes mágicas, encantou as ilhas do grande mar Oceano. Só as mulheres marinhas (ou, por outro nome, as ondinas), que eram filhas do mar e conheciam todos os seus segredos, sabiam o paradeiro certo. E eram elas que as protegiam dos estranhos, sobretudo dos moiros, desviando navios e espalhando nevoeiros para as ocultar. O porquê desse encanto e a gesta dos marinheiros que o ousaram desfazer constitui o cerne desta história maravilhosa que o grande escritor Jaime Cortesão quis legar aos mais jovens e cuja leitura está hoje aconselhada em todas as escolas do país.

Título do livro : O homem que odiava os domingos e outras histórias

Autor : José Jorge Letria

Editora : Ambar

Ano publicação : 2007

Género literário : Infanto-juvenil
Esta obra trata da vida de um revólver e da do seu dono, um famoso escritor. Este revólver apercebeu-se , ao longo da sua história de vida junto do seu dono, que eles odiava os domingos, por isso ele tinha medo que num triste domingo, o utilizasse mal . Naquele domingo dramático, ele experimentou sentimentos frios por parte do dono. O revólver ouvia-o muitas vezes dizer "Hei-de suicidar-me num domingo ", por isso sentia-se incapacitado para evitar essa tragédia, porque para isso, o seu dono só necessitava da sua mão e do revólver. Mas, nesse domingo, o dono acariciou-o de forma diferente, em tom de despedida. E aí o que ele mais temia aconteceu, om seu dono obrigou-o a disparar, coisa que ele nunca tinha feito antes, acabando por matá-lo.

Título do livro : O rei batoteiro

Autor :Carla Antunes, Margarida Castel-Branco

Edição/reimpressão: 2005

Editora : Verbo

Género literário : Infanto-juvenil

Trata-se de uma nova colecção de livros profusamente ilustrados, com desenhos muito coloridos, de autora e ilustradora portuguesas, que conta histórias de bruxas, reis, rainhas e princesas e que vai, com toda a certeza, fazer os encantos dos mais pequenos. Acusado pela Bruxa de estar a fazer batota, o Rei amua e vai dar um passeio à beira-mar. Está ele a pensar o que há-de fazer para castigar a Bruxa, quando ouve uma voz que parece vir da água. Surge então uma linda sereia com cabelo cor de cenoura que o convida para o seu palácio subaquático. E é no fundo do mar, depois de lhe mostrar um tesouro magnífico, que a sereia Serafita explica ao Rei que quer casar-se com o Príncipe. Será que o Rei concorda em dar a mão do filho a uma sereia? E a Bruxa? Permitirá que tal aconteça?

Comentários