Aves Migratórias - Jacques Perrin

Aves Migratórias

Sinopse

A história das aves migratórias, é a história de uma promessa, a promessa do regresso. Frequentemente, ao longo de milhares de quilómetros, carregados de perigos, a viagem é a resposta a uma única necessidade, sobreviver. Na Primavera, no hemisfério Norte, levantam voo em direção às terras do Ártico onde nasceram. Algumas voam implacavelmente dia e noite, para outras etapa a etapa, é já no final das suas forças que alcançarão o seu longìnquo destino.

Oriundas de todos os continentes, as aves alcaçam, finalmente, as terras árticas e dispersam. Em breve nascerão as crias que, deverão rapidamente, preparar-se para a sua primeira migração. O Verão do Ártico foi curto, é chegada a hora da migração outonal. As jovens crias, que mal tiveram tempo de se emancipar, têm já de se meter a caminho, em direcção aos trópicos.

Nos trópicos, às aves migratórias do hemisfério sul sucederam-se as do hemisfério norte. Bandos gigantescos deslocam-se numa busca de sustento. Em pleno hemisfério Norte, as aves migratórias anunciam uma nova Primavera. No céu, as mesmas rotas de voo voltam ficar povoadas.

Comentários