Livro do Mês de Maio

Comandante Hussi
Jorge Araújo
Pedro Sousa Ferreira
3º Ciclo

Sinopse

O que se passa na cabeça e no coração de uma criança que vive a experiência da guerra? Pois é isto o que este livro retrata - a história de uma guerra vista pelos olhos de um garoto de doze anos. "Hussi" - é esse o nome do nosso herói - compreendera finalmente o que é uma guerra. Não, não é o fim do mundo nem o princípio de outro. É o dia em que foi obrigado a deixar para trás a sua bicicleta". Narrado com grande sensibilidade poética, "Comandante Hussi" é uma história que partiu da realidade para brotar na ficção. Hussi realmente existe. Nasceu em Guiné-Bissau, de uma família pobre, e tem três irmãos. O jornalista Jorge Araújo o conheceu em 199
9, quando foi ao país cobrir o golpe de Estado que acabara de ocorrer ali. Mais tarde, ele e o ilustrador Pedro Sousa Pereira transformaram a história de Hussi neste livro inesquecível, que mereceu o Grande Prêmio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens. O volume conta com um breve prólogo sobre a língua portuguesa no mundo e, também, com um pequeno Glossário que esclarece algumas peculiaridades do português de Portugal.


O Mistério no Lago das Flores

Maria da Conceição Galveia Ferreira
2º Ciclo

Sinopse

Quando a família ganha o totoloto, a vida de Violeta dá uma volta de trrezentos e sesse
nta graus. Muda de terra, vai viver para uma casa maior e, inevitavelmente, procura novos amigos. Um dia, Violeta vê na Feira da Ladra uma estranha estatueta que a deixa maravilhada. Depois de convencer a mãe a comprar-lhe a estatueta, esta começa a sofrer transformações misteriosas, ao mesmo tempo que no lago das Flores ocorrem acontecimentos muito estranhos.Será que Violeta, a braços com os dilemas próprios da adolescência, vai conseguir descobrir o que se passa à sua volta? Será que ganhar o totoloto foi puro acaso?... Numa história em que o real se mistura com o mundo da fantasia tudo pode acontecer!

Comentários